24ª EDIÇÃO DO DIA DO DESAFIO ACONTECE NO DIA 30 DE MAIO

Santa Cruz da Conceição X Paverama/RS

Em todo o continente americano, a campanha mobiliza mais de três mil cidades que competem e somam esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportivas

A 24ª edição do Dia do Desafio acontece no dia 30 de maio (quarta-feira) em mais de três mil cidades de 15 países. A maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico esportivas é realizada todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, com o objetivo de sensibilizar, de indivíduos a organizações, para a promoção e prática de atividades físicas e esportivas.

O evento propõe uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, vencendo aquela que conseguir mobilizar a maior porcentagem de participantes em relação ao número de habitantes. A partir deste ano, as cidades competirão entre si por três edições (de 2018 a 2020) com o objetivo de aumentar o vínculo entre elas.

As duplas de cidades competidoras foram formadas durante sorteio realizado dia 07 de maio, no Sesc Jundiaí (SP). O Município de Santa Cruz da Conceição vai enfrentar o Município de Paverama/RS. No Brasil, se inscreveram mais de 1.860 municípios de 19 estados. Só no estado de São Paulo, 551 cidades participam da competição.

Destinada a pessoas de todas as idades, o Dia do Desafio é Coordenado pelo Sesc São Paulo no continente americano e a programação é desenvolvida pelas Prefeituras Municipais em parceria com instituições públicas e privadas, estimulando que a população se aproprie de suas cidades para práticas coletivas e saudáveis.

Sobre o Dia do Desafio
Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. Realizado pelas prefeituras municipais em parceria com instituições públicas e privadas, o evento é coordenado pelo Sesc SP no Brasil desde 1995, e no continente americano desde 2000.

No ano passado, a campanha mundial contou com mais de 43 milhões de participantes. Só no Brasil, cerca de duas mil cidades de 21 estados conseguiram mobilizar mais de 27 milhões de pessoas.

No último dia 4 de abril, o Presidente da República sancionou a Lei nº 13.465/2018, que institui o Dia Nacional do Desafio. Assim, a partir deste ano, toda última quarta-feira do mês de maio será, oficialmente, o Dia do Desafio em todo o território nacional.

diadodesafio-saude